Nota

64 motivos para chorar! Mudanças para despachar malas

A partir do dia 14, todos os bilhetes emitidos estão passiveis das novas regras implantadas pela ANAC e dentre elas, sem duvida a mais critica é a possibilidade de cobrança pela mala despachada pelo passageiro. Como sabemos que viagem a Orlando e poucas malas não combinam na mesma frase, prepare o coração, pois este item terá que ser analisado na compra do bilhete.

A partir do dia 14 de março, entram em vigor as novas regras da ANAC criadas em 13 de dezembro de 2016, com uma série de mudanças que buscam proteger mais os passageiros, porém buscam atender um pleito muito antigo das companhias aereas que é retirar a obrigatoriedade de despachar até duas malas de até 23kg para voos nacionais e duas malas de até 32kg para voos Internacionais. Diversos outros países já mudaram isso, inclusive os EUA, onde quem compra um bilhete com origem por exemplo Orlando vindo para o Brasil, não tem direito a este regra.

IMPORTANTE: Se você já comprou seu bilhete ou vai compra-lo até o dia 13 de março, irão valer as regras atuais, independente se sua viagem for após o dia 14 de março. Isso é uma condição irrevogável e caso não seja cumprida, você pode e deve acionar os órgãos de direto do consumidor e claro a própria ANAC.

Quem viaja para Orlando acaba comprando as vezes 100% a mais do que havia programado e claro trazer tudo isso era amenizado justamente por poder ter 64kg de bagagem por passageiro, inclusive para crianças, desde que tivessem seu assento. Assim uma família de 3 pessoas, que é o caso aqui em casa, poderia trazer 192kg de tudo que possa se imaginar! Acho muito? É porque você ainda esta programando sua ida! Pois se já foi para lá, vai lembrar que veio com quase isso ou até mais.

Hoje a LATAM que é muito utilizada pelos brasileiros pois possui voos diretos para Miami e Orlando, anunciou que vai iniciar a implantação das novas regras de forma gradativa, porém já é certo que o peso de cada mala caiu 32kg para 23kg, ou seja, no mesmo exemplo que mencionei acima, o peso caiu pela metade, 96kg. Porém ainda não mencionou qual será o custo para malas acima do peso ou até mesmo o despacho de outras malas.

Ainda falando da LATAM, algumas considerações que foram mencionadas:

  • Dimensões: 158 cm lineares (largura + altura + comprimento).
  • Se a bagagem superar a dimensão máxima permitida de 300 cm lineares ou de 45 kg, ela não poderá ser transportada no compartimento de carga, mas haverá opção de enviá-la pela LATAM Cargo.
  • Será preciso pagar excesso de bagagem se superar essas dimensões ou peso.

Quem vai levar seu pequenino ou pequenina para ver o Mickey, para voos nacionais, regionais e internacionais, bebês com até 2 anos de idade (entre 0 e 24 meses incompletos) podem despachar uma mala de até 23 kg. Além disso, eles também podem levar, despachados no compartimento de carga, um dos seguintes itens de apoio:

  •  Um carrinho desmontável
  • Uma cadeira de bebê apropriada para viagens em avião
  • Um berço

Estou aqui pensando o que fazer com as malas gigantes que comprei! Na próxima volta, vão estar mais vazias do que cheias!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *